Diante das necessidades de organizar os catadores de lixo do nosso município e em médio prazo, do nosso estado, nasceu a idéia de organizar uma cooperativa. Nasceu então a COOPRERON, entidade que tem suas ideoligias e seus projetos que segue os princípios do cooperativismo, assim é, uma associação sem fins lucrativos, autônoma, de pessoas que se unem, voluntariamente para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, que excedam a capacidade de cada individuo satisfazer isoladamente.
A COOPRERON é o instrumento de organização da sociedade, por ser, simultaneamente, um sistema de organização social e econômico, cujo objetivo não é o conjunto de pessoas, mas o indivíduo através do conjunto das pessoas. Basicamente o que se procura ao organizar a COOPRERON é melhorar a situação econômica e social de determinado grupo de indivíduos, (famílias de baixa renda e catadores)solucionando problemas ou satisfazendo necessidades comuns, que excedam a capacidade de cada indivíduo satisfazer isoladamente.
Visando a geração de renda para as pessoas, e também a inclusão social dos envolvidos diretamente ou indiretamente no seu trabalho de coleta e reciclagem do lixo, ações que envolvem benefícios sociais, ambientais e econômicos. A saída das ruas e dos lixões, passarem ser um cooperado eleva-se a auto estima dos catadores, adquirirem a percepção do importante papel que desempenham na sociedade, passando de " singelo catador " para " Agente Ambiental ". A cooperativa tem ainda os objetivos de informar e conscientizar melhor a sociedade sobre a necessidade e benefícios da coleta seletiva, reciclagem e da recuperação e preservação do meio ambiente; a integração de catadores avulsos da cidade; aumentar a coleta e rendimentos da cooperativa; gerar renda justa e garantida para os Cooperados e suas Famílias; buscar injeção de recursos por meio de parcerias com o poder publico ou iniciativa privada, fundações e outras entidades.
Administrada por uma Diretoria e um Conselho Fiscal eleito em Assembléia Geral. Rege-se pela Legislação Vigente e seu Estatuto Social, elaborado de conformidade com novo Código Civil Brasileiro, para um gerenciamento administrativo e funcional, um regimento interno elaborado com a participação de todos os cooperados aptos, de conformidade com Estatuto Social.
E por fim, a COOPRERON sabendo da importância do seu papel na sociedade em resgatar a dignidade humana, tem a responsabilidade de promover a inclusão social e a geração de renda através do trabalho coletivo dos cooperados e da necessidade de lutar pelas condições dignas de vida, trabalho, moradia, educação e saúde. Tendo uma base participativa na elaboração e execução de políticas publica socioeconômica ecologicamente corretas.